Quem faz transações bancárias utilizando aplicativos no celular, precisa ficar ainda mais atento. Um novo golpe virtual pode fazer com que a sua conta bancária seja literalmente esvaziada diante dos seus olhos. É o chamado “Golpe da mão fantasma”.
Por meio de anúncios falsos indicando que o “celular está infectado” ou e-mails fraudulentos, os golpistas conseguem convencer a vítima a instalar um aplicativo de acesso remoto. Com o APP instalado, o cibercriminoso consegue ter acesso ao celular da vítima em tempo real. É nesse momento que o dono do telefone começa a perceber que não tem mais controle sobre o aparelho. Tudo passa a ser gerenciado, a distância, pelo bandido.
O golpista também consegue instalar o aplicativo por meio de ligação. O cibercriminoso faz uma ligação e se passa por um atendente do banco em que a vítima é correntista. O criminoso informa que uma transação fictícia foi feita. Nesse momento em que o cliente não reconhece a transação e se desespera, o falso atendente sugere que o cliente instale um aplicativo de acesso remoto para corrigir o problema. Aí o golpe é iniciado.
Outro meio de acesso é por meio de mensagens de SMS. A lógica do golpe é a mesma. O criminoso manda uma mensagem informando sobre uma transação inexistente, já com um número 0800, para que o cliente retorne. As orientações são as mesmas: que o cliente baixe um APP, para que o problema seja corrigido.
Os APPs indicados pelos cibercriminosos permitem acesso remoto e a manipulação de todos os dados dos smartphones, o que inclui a possibilidade de transferir valores e fazer empréstimos.
Por conta da grande quantidade de golpes aplicados, a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) publicou 15 dicas para que os usuários mantenham suas contas bancárias em segurança.
- Tome muito cuidado com informações que são publicadas em redes sociais. Nunca deixe exposto seu número de celular
- Não compartilhe seu código de autenticação do WhatsApp
- Evite compartilhar dados pessoais em mensagens
- Não compartilhe com ninguém que faça contato, em nome do banco, suas senhas de acesso (cartão, transações eletrônicas - Pix, TED etc)
- Não acesse links suspeitos ou promoções muito tentadoras enviadas por mensagem
- Mantenha sempre seu dispositivo com as últimas atualizações de segurança e solução antivírus. Sempre use sistemas operacionais e programas legítimos e baixe aplicativos de lojas oficiais
- Lembre-se que o banco não solicita senhas de acesso através de telefone, SMS, WhatsApp, Facebook ou qualquer outro aplicativo de mídia social
- Não clique em links recebidos de desconhecidos via e-mail, WhatsApp, redes sociais ou por mensagens de SMS. Códigos de segurança enviados por SMS não devem ser informados a ninguém. Nenhum funcionário irá solicitar esse dado
- Não acesse serviços do banco a partir de dispositivos de outras pessoas
- Ative a confirmação em duas etapas do aplicativo
- Evite baixar ou instalar arquivos que receber por mensagem
- Use a biometria facial ou digital para desbloqueio da tela inicial do celular (são mais fortes do que as opções de desbloqueio por desenho ou PIN)
- Ative o bloqueio temporário de tela com senha
- No celular, computador e tablets nunca use a opção “salvar senha” em dispositivos, navegadores, sites e aplicativos
- Mantenha firewall ativado e evite utilizar wi-fi público