Golpe da mão fantasma. Entenda a nova armadilha que está fazendo muita gente perder dinheiro - EBW Bank
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Golpe da mão fantasma. Entenda a nova armadilha que está fazendo muita gente perder dinheiro

Golpe da mão fantasma. Entenda a nova armadilha que está fazendo muita gente perder dinheiro

Finanças

Quem faz transações bancárias utilizando aplicativos no celular, precisa ficar ainda mais atento. Um novo golpe virtual pode fazer com que a sua conta bancária seja literalmente esvaziada diante dos seus olhos. É o chamado “Golpe da mão fantasma”.

Por meio de anúncios falsos indicando que o “celular está infectado” ou e-mails fraudulentos, os golpistas conseguem convencer a vítima a instalar um aplicativo de acesso remoto. Com o APP instalado, o cibercriminoso consegue ter acesso ao celular da vítima em tempo real. É nesse momento que o dono do telefone começa a perceber que não tem mais controle sobre o aparelho. Tudo passa a ser gerenciado, a distância, pelo bandido. 

O golpista também consegue instalar o aplicativo por meio de ligação. O cibercriminoso faz uma ligação e se passa por um atendente do banco em que a vítima é correntista. O criminoso informa que uma transação fictícia foi feita. Nesse momento em que o cliente não reconhece a transação e se desespera, o falso atendente sugere que o cliente instale um aplicativo de acesso remoto para corrigir o problema. Aí o golpe é iniciado.

Outro meio de acesso é por meio de mensagens de SMS. A lógica do golpe é a mesma. O criminoso manda uma mensagem informando sobre uma transação inexistente, já com um número 0800, para que o cliente retorne. As orientações são as mesmas: que o cliente baixe um APP, para que o problema seja corrigido. 

Os APPs indicados pelos cibercriminosos permitem acesso remoto e a manipulação de todos os dados dos smartphones, o que inclui a possibilidade de transferir valores e fazer empréstimos. 

Por conta da grande quantidade de golpes aplicados, a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) publicou 15 dicas para que os usuários mantenham suas contas bancárias em segurança.

  1. Tome muito cuidado com informações que são publicadas em redes sociais. Nunca deixe exposto seu número de celular
  2. Não compartilhe seu código de autenticação do WhatsApp
  3. Evite compartilhar dados pessoais em mensagens
  4. Não compartilhe com ninguém que faça contato, em nome do banco, suas senhas de acesso (cartão, transações eletrônicas - Pix, TED etc)
  5. Não acesse links suspeitos ou promoções muito tentadoras enviadas por mensagem
  6. Mantenha sempre seu dispositivo com as últimas atualizações de segurança e solução antivírus. Sempre use sistemas operacionais e programas legítimos e baixe aplicativos de lojas oficiais
  7. Lembre-se que o banco não solicita senhas de acesso através de telefone, SMS, WhatsApp, Facebook ou qualquer outro aplicativo de mídia social
  8. Não clique em links recebidos de desconhecidos via e-mail, WhatsApp, redes sociais ou por mensagens de SMS. Códigos de segurança enviados por SMS não devem ser informados a ninguém. Nenhum funcionário irá solicitar esse dado
  9. Não acesse serviços do banco a partir de dispositivos de outras pessoas
  10. Ative a confirmação em duas etapas do aplicativo
  11. Evite baixar ou instalar arquivos que receber por mensagem
  12. Use a biometria facial ou digital para desbloqueio da tela inicial do celular (são mais fortes do que as opções de desbloqueio por desenho ou PIN)
  13. Ative o bloqueio temporário de tela com senha
  14. No celular, computador e tablets nunca use a opção “salvar senha” em dispositivos, navegadores, sites e aplicativos
  15. Mantenha firewall ativado e evite utilizar wi-fi público

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