Sucesso nos Estados Unidos, a Black Friday já caiu no gosto dos brasileiros.
O fim das restrições geradas pela pandemia da COVID-19 é motivo de expectativa positiva para a Black Friday deste ano. Lojas físicas e de vendas on-line já estão em fase de preparação para um período de negócios intenso que coincide, inclusive, com o período de pagamento da primeira parcela do 13º salário. Com mais dinheiro no bolso, os consumidores vão às compras. Ainda mais por conta da promessa de preços mais atrativos.
Se o objetivo é surfar na onda da data, atrair novos clientes e vender mais, o ideal é planejar. Então, nossa equipe de especialistas aproveita para trazer dicas valiosas para que você não perca tempo e, claro, boas vendas!
1 Definir objetivos é essencial
Você precisa ter claro o motivo pelo qual vai fixar descontos. Sua intenção pode ser vender produtos com grande quantidade em estoque; ou, ainda, popularizar um lançamento da sua loja. A grande questão é: não dá para baixar o preço por baixar. É preciso ter um objetivo claro.
2 Entenda seu público
Por que seus clientes iriam até a sua loja? Por que seu produto interessa e a quem ele se destina? Essas são informações relevantes que podem te ajudar a definir uma estratégia de divulgação para esse período em especial.
3 Ter estoque é fundamental
Você escolheu o produto e entendeu o público que deseja atingir. Ok! Agora, é hora de entender se você tem estoque suficiente para atender à sua clientela. E, preste bem atenção: se você escolheu um item que servirá de “isca” para outros, precisa verificar o estoque desses produtos também. Se você vai precisar reforçar o estoque, fique atento ao prazo de entrega junto ao seu fornecedor.
4 Equipe preparada (e suficiente) vende mais
Treinar sua equipe para um período de maior fluxo de vendas é essencial. Seus colaboradores precisam pensar (e agir) rápido. Se necessário, redefina a escala e coloque mais colaboradores para os momentos de maior fluxo de vendas. Se achar necessário, contrate temporários. Cliente que espera demais, pode desistir da compra, hein?
5 Cliente bem atendido, volta
Claro que importa vender muito em datas comemorativas. Mas cativar o cliente, para que ele volte na época das “vacas magras” é essencial. Lembre-se: proporcionar uma experiência de compra positiva, garantindo atendimento rápido e de qualidade, é o que vai fazer você transformar simples clientes em fãs.