Febraban alerta para golpes durante o Carnaval - EBW Bank
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Febraban alerta para golpes durante o Carnaval

Febraban alerta para golpes durante o Carnaval

Vendas

O período de Carnaval, ou de festas que geram grande aglomeração, é sempre um momento propício para a ação de golpistas. E não são poucas as situações em que esses bandidos conseguem atuar. O mais comum é o roubo ou furto dos celulares. E, nesses casos, a orientação é nunca deixar salvas as senhas de contas bancárias ou e-mails, que possam permitir o acesso a dados pessoais.

De acordo com a Febraban, os aplicativos dos bancos contam com o máximo de segurança em todas as suas etapas, desde o seu desenvolvimento até a sua utilização. Além disso, para que os aplicativos bancários sejam utilizados, há a obrigatoriedade do uso da senha pessoal do cliente. 

Mas, por comodidade, muitos usuários anotam suas senhas de acesso ao banco em blocos de notas, e-mails ou mensagens de Whatsapp, por exemplo. Ou, ainda, utilizam uma senha única para todos os aplicativos, incluindo os bancos. Mas a Febraban alerta: a senha que o cliente usa para acessar seu banco deve ser única.

 Folião distraído facilita a prática de golpes

Outra prática muito utilizada em locais de grande concentração de pessoas é o do falso vendedor. O bandido se identifica como vendedor ambulante e, em um momento de distração do cliente, na hora do pagamento, acaba digitando a senha no espaço destinado ao preenchimento do valor da compra. 

“Preste muita atenção ao comprar algo na rua e pagar com cartão. Muitas vezes, o golpista também usa algum truque e desvia a atenção do folião para que a vítima digite a senha no campo destinado ao valor da compra. Isso permite que bandido descubra o código secreto. É importante ressaltar que o campo de senha deve mostrar apenas asteriscos”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

O diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban ressalta, também, que o cliente não deve aceitar fazer pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado ou tampado. “É muito importante que a própria pessoa insira o cartão na maquininha e confira se o cartão devolvido é realmente o seu. Peça o recibo impresso da transação ou verifique se o valor está correto nas mensagens SMS que recebe no app do banco. No caso de pagamento via QR Code ou transferência, confira o valor e o destinatário do dinheiro”, acrescenta.

 Com informações: https://www.febraban.org.br

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