O que você diz é importante. O que o seu colaborador entende é ainda mais.
A comunicação eficaz com sua equipe pode te fazer chegar, mais rápido, ao sucesso.
Você acha que explicou; seu colaborador pensa que entendeu e, no final das contas, o resultado não é colhido como se esperava. Quem nunca viveu uma situação assim dentro do ambiente corporativo, não sabe o que é confusão.
A comunicação é uma das palavras-chave para que um negócio tenha sucesso. Isso, todo mundo já imaginava. Mas o que a maioria não entende é que chegar a um processo de comunicação assertiva não é tarefa das mais simples. É preciso exercitá-la e dicas simples podem ajudar. Vem conferir!
Sempre pergunte o que o seu colaborador entendeu
É extremamente comum que o líder fale, mas que o colaborador não entenda, exatamente, aquilo que você disse. Para que isso não aconteça, vale recapitular os pontos principais, ao final da conversa e, ainda, perguntar o que o colaborador entendeu sobre o recado dado. Se o entendimento não foi o correto, explique novamente. Não vale ter preguiça e nem revirar os olhos, hein?
Adeque sua explicação à linguagem do seu colaborador
Se o seu colaborador não é técnico não adianta de nada fazer uso desse tipo de linguagem durante a conversa. Parece lógico, mas acontece, viu? Uma linguagem adequada é sinal de inteligência. Simplifique e seja objetivo.
Faça reuniões breves e pontuais
Reuniões extensas tendem a gerar desatenção. Se for necessário um encontro mais longo, divida a reunião por assuntos e faça pausas para água ou café. Ao final de cada tópico, faça um resumo prático dos pontos importantes ou das tarefas que devem ser realizadas.
Fale, mas não interrompa
Você tem outro ponto de vista sobre o que o seu colaborador está falando? Não o interrompa. Anote e fale ao término da explicação dele. Isso gera um clima positivo, pois demonstra que você respeita seu colaborador e, sobretudo, pode evitar grandes mal-entendidos.
Participe, mas agregue
E, por último, a dica é simples: pense antes de falar. Críticas sem embasamento, piadas fora de hora ou as tradicionais “viajadas” precisam ser evitadas. Um bom líder deve fazer falas assertivas e conduzir a reuniões ou conversas de forma produtiva. Lembre-se: menos, muitas vezes, é mais. Não é a quantidade de vezes que você fala que te torna líder, mas a qualidade das suas participações e o quanto isso agregou para toda a equipe.
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