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Você está ouvindo o seu colaborador?

Você está ouvindo o seu colaborador?

Finanças

Saiba que conhecer a opinião deles pode fazer uma grande diferença para o sucesso do seu empreendimento

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Difícil encontrar um empreendedor que não tenha ouvido o ditado popular: “é o olho do dono que engorda o gado”. E é justamente nesse ditado popular que está um dos grandes problemas enfrentados por quem escolheu ter o seu próprio negócio. Precisar estar perto, porém – muitas vezes – passar dias longe do seu empreendimento. Seja para fazer novos negócios, escolher ou visitar novos fornecedores. Não importa o motivo. Sim, é quase impossível ficar 24 horas por dia bem pertinho do “olho do furação”.

Mas, para que esse distanciamento não cause tanto prejuízo, é necessária sensibilidade para ouvir o que a sua equipe diz e, muitas das vezes, o que ela não consegue expressar por palavras. Por isso, separamos algumas dicas importantes para te ajudar a enfrentar esse distanciamento que, se não for bem gerenciado, pode levar a sua empresa ao fracasso.

1. Conheça seus colaboradores

Tente perceber o perfil de cada um deles. Encontre aquele que sempre veste a camisa e que é positivo e, ainda, identifique aquele que é mais pé no chão e que sempre aponta os pontos de melhorias. Isso é importante para que você conheça a sua empresa pelos olhos dos colaboradores com perfis diferentes.

2. Peça opinião

Se você tem um assunto importante sobre seu negócio para resolver e precisa de mais opiniões para decidir, uma saída pode ser, sim, ouvir seus colaboradores. Se, por exemplo, sua dúvida for sobre como converter mais vendas dentro da loja, que tal perguntar aos seus colaboradores como vocês poderiam, juntos, fazer isso, em vez de – simplesmente – impor.

Outro exemplo bem simples: você gostaria de trocar um dos seus fornecedores. Nesse caso, questione quais os principais pedidos de melhorias feitos à sua equipe de vendas. Dessa forma, você tem mais chances de encontrar um novo parceiro que se adeque às suas necessidades e aos pedidos dos seus clientes.

3. Demonstre que seus colaboradores têm liberdade para chegar até você

Não adianta só pedir a opinião. Você precisa criar abertura para que isso aconteça. Estabeleça essa gestão participativa. Incentive sua equipe a falar onde é preciso melhorar, mas – também – deixe claro que elogiar é necessário. Sempre é bom conversar sobre o que está dando certo e parabenizar os responsáveis por isso.

4. Preste atenção no comportamento

Muitas vezes, o colaborador não fala, mas se comporta diferente quando tem algo de ruim acontecendo. Preste atenção nisso. Colaboradores desmotivados com algum problema podem gerar impacto nas vendas. Entenda os motivos do “climão” e veja se é possível reverter com alguma ação pontual ou que envolva a equipe toda.

5. Ouça, mas ative o modo “atitude”

Não adianta nada somente ouvir e colocar todas essas informações debaixo do tapete. Claro, nem todas as ideias, sugestões ou reclamações são válidas ou possíveis de contornar, mas dar feedbacks sobre elas é sempre bem importante. Mesmo que esse retorno seja negativo, explique os motivos ao seu colaborador. Fazê-lo se sentir parte do todo vai te trazer vários benefícios.

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