Garantir o bom relacionamento e promover o trabalho colaborativo pode construir uma equipe de alta performance
Faltam, exatamente, 22 dias para o Natal. O tempo é curto, mas a vontade de vender muito é enorme! É preciso correr contra o tempo para garantir boas vendas e passar o final de ano com a certeza de que você conseguiu extrair o melhor da sua equipe, quando o assunto é meta de vendas.
Todo empreendedor sabe que ter uma equipe de vendas potente pode, sim, ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. E a preocupação é ainda maior, porque muitos colaboradores temporários estão sendo incorporados à equipe nesta reta final.
Então, o que fazer pra conseguir integrar a equipe e ter alto rendimento?
Profissional de gestão de pessoas há 11 anos, empreendedora e docente do ensino superior nos cursos de Administração e Processos Gerenciais, Juliana Moletta, ensina.
A principal dica, de acordo com ela, é treinar. Ou seja, o colaborador temporário precisa estar preparado o suficiente para oferecer um atendimento de qualidade e gerar mais resultado.
Juliana orienta que a técnica conhecida como “modelagem” pode ser uma boa saída. Essa técnica consiste em modelar o melhor colaborador, ou seja, aquele que apresenta os melhores resultados na função, e colocá-lo para treinar e ensinar os mais novos.
“Assim, esse colaborador poderá passar o seu conhecimento tácito, que é aquele conhecimento que não está explícito em documento ou instrução de trabalho, aumentando a qualidade da equipe. Esse colaborador antigo deve ter um bom grau de engajamento com a empresa e deve estar disposto a passar seu conhecimento”, complementa a empreendedora.
Mas, além de treinar, é importante garantir que o clima esteja harmonioso entre toda a equipe. A integração pode ser um jeito fácil de conseguir com que todos trabalhem de forma colaborativa. “E, isso, pode ser feito por meio de reuniões, atividades em equipe, dinâmicas antes do expediente e confraternizações. Outra forma, seria a criação de campanhas que valorizem o resultado do trabalho em equipe e não apenas no individual”, complementa.
Quando é hora de efetivar?
Alguns colaboradores temporários acabam surpreendendo com o bom rendimento. E, então, você pensa: será que é a hora de efetivar?
“Se você encontrou um super colaborador e verifica que pode perdê-lo para a concorrência, eu sugiro – até mesmo – que efetivação seja antecipada”, adianta Juliana.
No entanto, Juliana faz questão de destacar que, passado o período de trabalho temporário, muitos colaboradores têm o rendimento reduzido. “Esse risco existe sim. Por isso, é importante observar, de perto, o rendimento e o comprometimento dos colaboradores e atentar para não deixar passar o período de experiência, em caso de desligamento do colaborador”, finaliza.