Deixou pra fazer as contratações temporárias agora? - EBW Bank
Background Blog

Blog EBW Bank

Deixou pra fazer as contratações temporárias agora?

Deixou pra fazer as contratações temporárias agora?

Finanças

Calma, a EBW Bank te ajuda a fazer a melhor escolha e ter boas vendas.

Muitos empreendedores deixaram para fazer a contratação de temporários agora, ao final do mês de novembro. Isso por conta da necessidade de gastar menos com a folha de pagamento. É uma boa justificativa, porém é bem importante ser muito assertivo na contratação, já que o tempo para treinamento desse profissional temporário será bem menor.

Você está na lista de quem deixou as contratações para o último momento? Então, leia este artigo até o final, porque a EBW Bank vai te ajudar

Juliana Moletta é profissional de Gestão de Pessoas há mais de 10 anos. É professora do Ensino superior e pós-graduada em Gestão de Pessoas e administração pela FGV. Também é mestre e doutoranda em Engenharia de Produção e, além disso, é empreendedora, dona de uma empresa de estágios e desenvolvimento humano e organizacional. Juliana comenta que, apesar de estarem ocorrendo contratações tardias, o cenário é bastante otimista.

“Haverá um aumento significativo não só da contratação de temporários, mas também de colaboradores efetivos no comércio. Isso, para repor o quadro, que foi reduzido durante os piores meses de pandemia. Sendo assim, é importante os empresários iniciarem os processos de seleção o quanto antes, para que os novos colaboradores estejam prontos, principalmente para as vendas de final de ano”, justifica.


É bem importante, ainda, que o empreendedor faça a descrição da vaga bem detalhada e atente não somente para a experiência, mas para outros pontos muito importantes. “Além de atender às qualificações, o candidato precisa ter afinidade com o público que vai atender. Isso sem falar no perfil comportamental, que precisa estar alinhado ao da empresa”.

Ainda de acordo com Juliana, é bom observar se o candidato tem boa comunicação, facilidade no relacionamento interpessoal, se gosta de aprender constantemente e se está pronto para resolver problemas. “É claro que as competências podem ser mais específicas de acordo com o cargo ou com a função. Por exemplo, para um vendedor é preciso verificar a habilidade de negociação, poder de argumentação, simpatia e comunicação”.

Melhor contratar por currículo ou indicação?

Para Juliana, depende! Ela explica que a contratação por indicação pode facilitar o processo de recrutamento, no entanto, é importante observar que aquele que está indicando, pode ter uma visão diferente do gestor. “Ou seja, o candidato pode ser bom para quem está indicando, mas pode não ser para quem está contratando. Portanto, é interessante que os candidatos indicados passem pelo processo junto com os demais selecionados para que sejam avaliados de forma efetiva”.

Você já contratou? Então, fique atento! Na próxima semana, vamos trazer um artigo sobre como treinar seus novos colaboradores e mais: como preparar a sua equipe para a chegada de mais pessoas para o time.

Juliana Moletta é profissional de Gestão de Pessoas há mais de 10 anos
Leia mais em nosso blog.

Nosso site salva seu histórico de uso para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade

Política de Privacidade