Muitos empreendedores enxergam a Black Friday como a oportunidade de vendas únicas. Mas o empreendedor inteligente aproveita e conquista o cliente
Você, empreendedor, precisa estar ligado nas oportunidades do dia a dia pra conquistar e fidelizar os clientes. E a próxima grande oportunidade está chegando: a Black Friday! Em períodos assim, o importante é mostrar o seu diferencial como empreendedor. E o primeiro passo pra isso é entender as principais reclamações que os consumidores fazem nessa época.
O advogado e consultor jurídico, Bachir Fayad, revela quais são três as principais reclamações dos clientes:
Ofertas anunciadas e não cumpridas
Prazos de entregas não cumpridos
Formas de pagamento diferente das anunciadas
“Em primeiro lugar, o comerciante deve estar sempre atento às reclamações. Ele pode, por exemplo, consultar as principais queixas no site do Reclame Aqui. Assim, ele fica consciente de onde não pode errar, sob pena de ter sua loja exposta em sites que protegem o consumidor. Isso, sem falar na possibilidade de responder juridicamente”, enfatiza Bachir Fayad.
E, pra não errar, é importante que o empreendedor, então, se questione sobre a capacidade de entrega e, ainda, cheque as informações anunciadas em todos os seus canais de atendimento ao cliente. “Muitas vezes, o erro acontece por falta de zelo. A oferta foi anunciada de forma errada ou, ainda, o produto foi ofertado, mas o comerciante depende de terceiros para efetivar a entrega. Verifique tudo isso, antes de anunciar e as experiências negativas com a sua empresa reduzirão consideravelmente”, ensina Fayad.
Para o empreendedor atento, também vale acrescentar mais dicas:
Ofereça descontos de verdade
Nada de mascarar o preço. “Ou seja, não vale aumentar o preço semanas antes da Black Friday, pra voltar com o preço normal na data da Black Friday. O consumidor está atento a isso”, alerta o consultor jurídico.
2. Pedido cancelado após a compra
Ainda de acordo com Bachir, é importante falar sobre cancelamentos. “Só cancele o pedido do seu cliente em último caso. E, se isso for necessário, busque um contato por telefone, ou pessoalmente, explicando o que houve”.
3. Fuja da tentação das pegadinhas
Você não vai fidelizar e conquistar clientes se mentir. “Cada vez mais, o consumidor pede por transparência. Essa condição está se tornando decisória no momento da compra. Se, por exemplo, o cliente se sente enganado, reclama e, além de não voltar, acaba influenciando outros clientes negativamente e o resultado é a sua loja e, consequentemente, seu caixa cada vez mais vazios”, finaliza Bachir Fayad.
Bachir Fayad é advogado e consultor jurídico