É preciso aprender a diferenciar clientes exigentes de clientes tóxicos.
Quem é empreendedor já ouviu a máxima: o cliente sempre tem razão, mas quer saber um segredo? Nem sempre! É isso mesmo. Às vezes, é preciso demitir o cliente, para manter a saúde dos seus colaboradores e da sua empresa também.
Adotar uma postura saudável é essencial dentro de qualquer empresa. Isso, inclui entender que é preciso, vez ou outra, dizer não para os clientes. Entender os limites da sua empresa e dos colaboradores é fundamental. Mas não é fácil dizer não. Muito menos saber quando é essa a hora.
Por isso, é bom aprender a identificar um cliente tóxico
O insatisfeito eterno
Não importa o que você ofereça: ele nunca está satisfeito, ou seja, ele sempre acha um defeito, independente da qualidade do seu produto.
O exigente sem limites
O que o seu cliente quer está fora do seu alcance? Então não atenda, mesmo que ele insista. Você vai frustrá-lo e vai se frustrar também.
O falador
Ele desmoraliza a sua marca e critica, a todo momento, tudo o que é feito pela sua empresa.
O mentiroso, que só quer levar vantagem
“Mas vim aqui ontem e a outra vendedora falou que era R$ 10 e não R$ 20”.
Ou…
“Só vesti a roupa pra experimentar em casa e ela estava toda manchada quando peguei do pacote. Quero trocar”.
Não precisa falar mais nada, né?
O mal-educado
Sabe aquele cliente que trata mal toda a sua equipe? Ofende. Desdenha e humilha? É esse!
Certamente, você já se deparou com um desses perfis, não é mesmo?
Então, é hora de repensar.
Vale à pena canalizar todas as energias da sua equipe para atender um mau cliente? Ou será melhor reunir as forças para atender, com excelência, aqueles bons clientes?
Resumindo, pense nisso. Quando necessário, diga não para o cliente (ele nem sempre tem razão).
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