Home office: para muitas empresas, a surpresa de 2020 - EBW Bank
Background Blog

Blog EBW Bank

Home office: para muitas empresas, a surpresa de 2020

Home office: para muitas empresas, a surpresa de 2020

Finanças

Setembro de 2020. A três meses de terminar o ano, várias empresas estão se renovando. Reflexo da pandemia do Corona vírus. Algumas optaram por enxugar a equipe. Outras potencializaram o negócio, reinventaram-se, e estão expandindo e contratando. Mas o fato é que, em boa parte dos modelos de negócio, o home office se tornou uma excelente estratégia para proteger os colaboradores e economizar.

Mas é importante dizer que esse movimento de home office já vem despontando há alguns anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, em 2018, 45% das 300 empresas pesquisadas já praticavam home office e 15% pensavam em adotar. O que já significava um aumento de 22%, em relação a 2016.

Durante a pandemia, essa movimentação se acentuou. A Fundação Instituto de Administração (FIA) divulgou a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise covid-19, dando conta de que o trabalho em casa foi estratégia adotada por 46% das empresas durante a pandemia

A pesquisa apontou, ainda que, entre as grandes empresas, o índice das que colocaram os funcionários em regime de home office ficou em 55%; entre as pequenas, esse percentual alcançou os 31%. 

O estudo aponta, também, que 67% das companhias relataram dificuldades em implantar o sistema de home office. Mesmo assim, 34% delas têm a intenção de continuar com o teletrabalho para até 25% do quadro. Fato é que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas por um home office forçado, motivado pelo coronavírus, o trabalho a distância é uma tendência mundial. “É fato que a pandemia obrigou a reinvenção. Porém, o trabalho a distância é uma tendência. Não resta dúvida, é um caminho sem volta”, comenta o vice-presidente da EBW Bank, Eduardo Furtado.

Para Furtado, está claro que as empresas tiveram ganho na produtividade e financeiro, nos casos em que essa modalidade de trabalho foi bem ajustada. Existe, sim, uma economia significativa por parte das empresas. Vale lembrar, também, que se economiza o tempo do funcionário, que deixa de passar – muitas vezes – horas no trajeto casa – trabalho – casa. “O colaborador, sabendo fazer um bom planejamento dessa nova modalidade de trabalho, começa o dia menos estressado e, com isso, acaba rendendo mais. É muito importante que, cada vez mais, as empresas pensem no bem-estar do funcionário. Nesse sentido, o home office de qualidade pode, sim, ser o caminho para isso, refletindo no aumento da produtividade e da qualidade”.

Nosso site salva seu histórico de uso para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade

Política de Privacidade