90% dos brasileiros com mais de 25 anos não poupam dinheiro pensando na aposentadoria.
O número impressiona: 90% das pessoas com mais de 25 anos, no Brasil, não poupam dinheiro. A informação está no Relatório Global do Sistema Previdenciário 2020, elaborado pela seguradora Allianz, que avaliou a estrutura previdenciária de 70 países. O resultado disso preocupa: idosos sem capacidade financeira para controlar as próprias vidas.
Rafael Cisne, profissional renomado com experiência de 30 anos no mercado financeiro, comenta que essa é uma questão cultural que precisa ser mudada. “O resultado desse percentual baixo de pessoas que pensam em poupar ou investir, é que só 1% dos aposentados brasileiros têm independência financeira. Boa parte dos idosos depende, por exemplo, de parentes ou amigos para conseguir quitar suas contas mensalmente”, afirma.
Para mudar essa realidade, em primeiro lugar, é preciso informação. “Eu tive a sorte de começar a trabalhar em uma empresa financeira muito cedo, por isso consegui o conhecimento que precisava para entender que o melhor caminho é investir, pensando no futuro”, explica o consultor, que fez do seu instagram um canal voltado a passar informações sobre o mundo financeiro de forma descomplicada.
Do conhecimento para o empreendimento foi um pulo. “Eu aprendi. Conheci o setor e esse foi meu primeiro negócio: repassar o conhecimento que eu adquiri ao longo dos anos. Eu prestava consultorias no mercado financeiro”, lembra.
Investir é uma arte
O consultor faz questão de destacar que a experiência o fez aprender a melhor forma de se investir. “Criar fontes alternativas de investimento e nunca depender de uma única fonte de renda são dicas importantes”. E ele vai além: “se você não tem capacidade financeira de se tornar empreendedor sozinho, invista em um empreendimento. Em outras palavras, una-se a quem sabe e pode fazer esse seu investimento crescer”.
Nesse sentido, Rafael Cisne comenta que investir em ações pode ser um negócio bastante rentável, quando o assunto é investir a longo prazo. “Os investimentos precisam ser diversificados entre aqueles de curto, médio ou longo prazo. No caso daqueles de longo prazo, uma ótima escolha é o investimento em ações. O resultado pode ser surpreendente, finaliza Rafael, que também é um investidor anjo da EBW Bank.
EBW Bank abre oferta de cotas para investidor anjo
Ainda é pequeno o percentual de brasileiros que decide investir em ações. Entretanto, essa realidade vem mudando, aos poucos. “Poucas pessoas têm esse olhar para o futuro, no entanto é importante dizer que investir em ações pode ser um investimento poderoso”, avalia o CEO da EBW Bank, Magno Sipaúba.
De acordo com Magno Sipaúba, é por esse motivo que a EBW Bank decidiu oportunizar esse modelo de investimento aos empreendedores brasileiros. “A EBW Bank acredita que empreendedores são todos aqueles que têm a capacidade de fazer diferente e nós vamos ajudar, porque queremos que as pessoas tenham a oportunidade de crescer conosco”.
O CEO da EBW Bank explica que, ao contrário do que muitos pensam, investir em ações não é caro. “É pra todo mundo que pensa em empreender. Não pense que, para iniciar um investimento, é preciso ter 10, 20, R$ 30 mil na conta bancária. Na EBW Bank, você consegue ser um investidor anjo, partindo de R$ 1.100,00. E esse investimento inicial pode trazer um retorno fantástico, daqui a apenas 18 meses, para quando está previsto o lançamento da EBW Bank na NASDAQ. Em resumo: invista hoje. Seu futuro agradece”.
Quer ser um investidor anjo da EBW Bank?
Mande um e-mail para investidor@ebwbank.com.br