A tendência do home office potencializou o chamado varejo de proximidade e esse conceito pode mudar sua visão sobre a localização de uma loja física.
Para muitos empreendedores ter uma loja física é a realização de um sonho. Mas a procura pelo melhor ponto não deve ser feita no afogadilho. É preciso cautela, paciência e, sobretudo, estudo. É isso mesmo! Escolher aquele ponto ideal que vai te ajudar a vender é essencial. Uma escolha errada pode te levar ao fracasso. E quer saber mais? O Centro da cidade ou aquela região já cristalizada como ponto de comércio pode não ser a melhor escolha. Sabe por quê?
A gente de conta a partir de agora.
O consultor de negócios em strip malls, Luiz Alberto Marinho, explica que o sucesso de uma empresa pode ser muito influenciado pela etapa da montagem da loja física, que é a escolha do ponto. “Em primeiro lugar, deve-se observar a visibilidade do ponto. Ele é fácil de ser encontrado? Quanto mais visível o seu espaço, melhor”, ensina.
Adequar a localização ao produto que você vende também é essencial. Por exemplo, se a marca é popular, precisa estar nesse local mais popular. Agora, se a sua marca remete a um produto mais sofisticado, da mesma forma, precisa estar no local em que esse público esteja presente. Também é preciso considerar se a sua empresa é destino ou se precisa de um público passante. “Um consultório médico ou odontológico, por exemplo, é um local que não depende de um fluxo passante de pessoas. O atendimento é por hora marcada, dessa forma ela já é o destino. Não depende de alguém que entra por impulso”.
O Centro é a melhor opção?
Esse é o ponto. Nem sempre a escolha pela região Central é a mais vantajosa. No último ano, com a tendência forte do home office, o comércio nos bairros cresceu muito, porque tira do cliente a necessidade de grandes deslocamentos. “A pandemia potencializou o home office e o comércio está acompanhando isso. Vários empreendedores já entenderam a importância de estar próximo ao seu cliente em potencial. É o varejo de proximidade ganhando força”.
Além de estar mais próximo ao cliente potencial, optar por um ponto longe de centros comerciais tradicionais pode te fazer economizar. Isso porque, os preços tendem a ser menores. “Se a sua loja não depende de um público passante para vender, optar por um bairro que tenha o perfil do seu empreendimento pode ser um alívio financeiro também, mas é importante, sempre, que seja um local seguro e de fácil acesso”, complementa Marinho.
Qual o custo ideal para o seu espaço
Muitos empreendedores têm dúvidas com relação ao custo de um espaço físico. Será que esse valor está alto? A resposta para essa pergunta deve levar em conta alguns fatores. O primeiro deles refere-se às instalações, que precisam ser adequadas ao segmento do seu comércio.
O segundo ponto importante é o faturamento. De acordo com Marinho, o ideal é que o custo de ocupação da loja, que inclui aluguel e condomínio, por exemplo, não ultrapasse 10% do faturamento da loja. “Ou seja, se você tem uma despesa de ocupação de R$ 10 mil, o ideal é que você tenha um faturamento de R$ 100 mil”, finaliza.
Com a ajuda do consultor de negócios, Luiz Alberto Marinho, separamos 7 dicas preciosas para você, empreendedor, que deseja ter uma loja física:
Dicas importantes:
1 - Tenha clareza sobre qual público você quer atingir
2 - Busque informações sobre o perfil do público que frequenta o local onde você estuda abrir uma loja
3 - Pense se a sua loja é destino ou se você precisa de fluxo passante na frente da loja
4 - Entenda as mudanças no fluxo e perfil de público durante a semana e o final de semana no local estudado
5 - Levante todas as necessidades logísticas do seu negócio (abastecimento, delivery…) e verifique se o local atende a essas necessidades
6 - Calcule o valor que você precisará vender para que o valor do custo de ocupação não ultrapasse 10% do seu faturamento e reflita se essa meta de vendas é alcançável
7 - Verifique quais operações concorrentes estão localizadas ao redor do ponto onde você estuda abrir sua loja. Em algumas situações ter um concorrente forte pode ser ruim e em outras pode ser bom, por possibilitar a comparação de preços e produtos
Para o consultor de negócios em strip malls, Luiz Alberto Marinho, o sucesso de uma empresa pode ser muito influenciado pela etapa da montagem da loja física, que é a escolha do ponto.