Lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central, o PIX é um meio de pagamento on-line que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Outra vantagem de utilizar o PIX é que não há incidência de taxa de transação sobre nenhum valor. Tudo isso fez com que, em pouco tempo, o PIX se popularizasse em todo o país.
Até mesmo as empresas aderiram a esse formato, ampliando assim os meios de pagamento para seus clientes a fim de aumentar as vendas.
Na utilização do PIX, o dono da conta (física ou jurídica) cadastra seu código de transferência, que pode ser um número de celular, CPF, CNPJ, e-mail, ou uma chave aleatória. A opção de pagamento via QRCode também é uma opção para se identificar e receber os valores.
Mas junto com toda essa facilidade e com a tecnologia, vêm também os famosos golpes.
E aqui fica o alerta para o empreendedor: confira sempre se o valor está disponível em sua conta antes de liberar o serviço ou realizar a entrega do produto adquirido.
Como funciona o golpe do PIX agendado?
Assim como outras formas de pagamento, a modalidade PIX também permite o agendamento da transferência, com data e hora marcada.
Dessa forma, o “cliente” realiza a compra e, na hora de pagar, escolhe o PIX como forma de pagamento. Porém, em vez de realizar a transferência, ele faz o “agendamento” do pagamento, que gera um comprovante. Quando o comerciante olha o comprovante rapidamente, pode facilmente confundir quem está conferindo e, nesse momento, acaba realizando a entrega do produto adquirido.
Em seguida, o falso cliente facilmente cancela o agendamento e o lojista fica com o prejuízo.
Como evitar o golpe?
Para evitar cair no golpe do PIX agendado, aqui vão 3 dicas para que o empreendedor possa ficar atento:
Treine toda sua equipe, desde o atendimento até a entrega, para que possam realizar a conferência do comprovante de pagamento antes de liberar o item supostamente adquirido. Assim, eles estarão atentos e aptos a identificar e diferenciar o comprovante de pagamento do comprovante de agendamento, sendo esse último a causa do golpe, pois ele não corresponde ao valor na conta e pode ser cancelado facilmente pelo aplicativo do banco logo após o falso cliente estar com o produto em mãos.
Realize a conferência diária do caixa do estabelecimento fazendo o fechamento e acerto de contas com os pedidos pagos no dia. Havendo diferença, procure checar todas as formas de pagamento e onde está o erro, a fim de identificar se algum funcionário caiu no golpe do PIX agendado.
Diversifique seu leque de formatos de pagamento e coloque outras opções como pagamento em cartão ou dinheiro como preferenciais do estabelecimento, induzindo os clientes a realizarem suas compras com outras formas de pagamento sem ser via PIX, reduzindo assim as chances de obter prejuízo.
A modalidade PIX também gerou outras formas de golpes, além do aplicado contra os estabelecimentos comerciais. Por isso, fique atento a toda movimentação suspeita na conta e verifique sempre os dados cadastrados, assim como valores pagos ou recebidos nessa modalidade.